segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Apenas mais uma previsão furada

Já me cansei de ler artigos que falam da morte desta ou daquela mídia. Apesar de acreditar que isso acontecerá. Incomoda a quantidade de argumentos furados, datas que não se confirmam.

Jakob Nielsen tropeça numa quantidade sem fim de lugares-comuns. Ainda que ele, naquela época, não tivesse as condições e as ferramentas necessárias para fazer previsões mais realistas, isso não o absolve. Vai chutar mal assim lá em São Januário!!!

Dez anos se passaram depois das catastróficas previsões nada aconteceu. Os jornais continuam aí. A internet continua lenta.

Por outro lado, as pessoas consomem cada vez mais informação. Bingo! O cara acertou uma. É, porque, bem ou mal todo mundo sabe o que acontece a sua volta. Menos por causa da TV, do rádio, dos jornais. E mais pelas mesas de bar. Sim. As pessoas se informam pelas outras. A grande rede se manifesta na rua, nas esquinas, na porta de casa, no shopping, no clube. Alguém que ouviu dizer outro alguém comentar. E assim a notícia corre. Imprecisa, mas corre.

Odiei o texto também pelos estereótipos. É uma bobagem, por exemplo, acreditar na balela de que o sujeito da velha mídia terá um "futuro glorioso" nas novas pelo simples fato de dominar o texto ou a tela. Faça-me o favor. A prática comprova que a maior parte dos medalhões que migraram de revistas, jornais e TV para a internet pelos anos 2000 fracassaram. Alguns até insistem em continuar errando, mas por absoluta falta de vergonha na cara.

Ao contrário do caro autor não creio que a receita do sucesso esteja no passado. Não. Acho que está no futuro. As novas mídias, não só a internet, devem ser protagonizadas por gente que pensa o novo. E não por quem macaqueia o passado, adapta isso ou aquilo.

Até o próximo post,

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